99: Primeiro Unicórnio do Brasil. Qual será o próximo?
5 de janeiro de 2018
Estagnação e falta de oportunidades profissionais? Veja como resolver.
19 de fevereiro de 2018
Mostrar todos

Empreendedor de Sucesso: você tem essas características?

Por Jéssica Vieira.

Vamos falar um pouco sobre empreendedorismo e como ser um empreendedor de sucesso? É importante começar pelo fato de que ser uma pessoa empreendedora não é algo que você aprende, mas sim trabalha e aperfeiçoa suas características.

O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje se sabe que as características de um empresário de sucesso podem ser trabalhadas.

Portanto, ao querer empreender fique atento a algumas características ou traços de personalidade que são observadas na grande maioria dos empreendedores de sucesso e faça um exercício de autoanálise, buscando saber quais características você já tem e quais seriam necessárias desenvolver.

Paixão por seu Negócio

Gostar do que faz é essencial para ter energia, perseverança e seguir em frente. Todos sabem que o caminho é longo e cheio de obstáculos, por tanto, acredite, faça mais do que você ama e ame o que você faz.

Tolerância ao Risco

Empreender é um risco, mas é um risco calculado. No momento do planejamento, coloque tudo no papel, tenha noção do que irá enfrentar pela frente e analise se você está pronto para encarar.

Determinação e Autoconfiança

No cenário empreendedor não há muito espaço para procrastinar as tarefas e nem ter indecisões. Por isso, a confiança e determinação são importantes no momento de enfrentar as tarefas e os desafios diários.

Criatividade e Persuasão

Empreendedores bem sucedidos têm a capacidade criativa de reconhecer e buscar oportunidades. Enxergam negócio onde a maioria não vê e acima de tudo possuem uma grande habilidade de convencimento, característica importante na busca por apoiadores e parceiros.

Energia e Visão

Se você acha que ao se “tornar” empreendedor terá mais tempo, está muito enganado. Trabalhar em seu próprio negócio é praticamente um sinônimo de trabalhar em dobro, afinal, no início você terá que fazer tudo sozinho para dar vida a sua ideia. A partir do instante que o negócio for crescendo, seu nível de complexidade também aumenta, e mesmo contando com uma equipe de apoio, como um empreendedor, você é quem deve decidir o caminho a ser seguido e ter uma visão estratégica.

Os empreendedores são muito importantes para o país, pois suas atividades fazem com que a economia brasileira aqueça, trazendo um desenvolvimento econômico-social para as regiões em que se concentram as suas operações. O Impact Hub Curitiba é um espaço que está cheio de empreendedores de sucesso, criando e desenvolvendo seus projetos com muita dedicação. Conheça um pouco da visão deles sobre ser um empreendedor.

“Empreender é pra todo mundo, mas não é pra qualquer um. Poucos conseguem abrir mão de uma ideia inicial para se apaixonar de verdade por um problema real que ajudará seus clientes. É aí que moram as grandes oportunidades. Não somos geniais e não somos criativos a ponto de inventar coisas que revolucionarão um mercado. Pelo contrário, quem realmente empreende com impacto está de olho nas oportunidades de resolver problemas de verdade. Para não se ver preso a ideia de negócio que vai consumir seu tempo sem gerar resultados é importante ouvir outras pessoas. Principalmente os clientes. Para ir treinando a abordagem, nada melhor que conversar com quem já passou por esse caminho.
Espaços de Coworking como o Impact Hub Curitiba são lugares perfeitos para encontrar e se conectar com pessoas que vão te ajudar a ver novas oportunidades para seu negócio. Foi aqui que conheci meus sócios, foi aqui que descobri o que eram startups e é aqui que continuo crescendo e aprendendo mais sobre o fantástico mundo do empreendedorismo!” –Thiago Alves, Head of Activation na empresa Ideia no ar.

 

“Se você hoje pensa em empreender, e eu puder te dar um dica, cuidado com as suas referências, com as pessoas que você admira. Antecipe, analise o quanto o discurso dele é sustentável, coerente com o quanto ele(a) realizou, entregou no escondimento do trabalho dia após dia, após dia. Sinceramente, é viciante!” João Bruno Soares, CFO da empresa Hariken.

 

 “Ser empreendedor é criar a partir do nada. É estar em um constante fluxo de sonhar, planejar, executar e celebrar. É buscar sua melhor versão e apoiar os outros a fazerem o mesmo. Você forma ideias na sua cabeça, coloca no papel, compartilha com o mundo e a partir disso aquela ideia é expressada e materializada.
Com certeza criar a partir do nada é um processo que exige bastante energia e mente aberta para estar em constante movimento e desenvolvimento em relação a si mesmo, aos outros, ao seu empreendimento e ao mundo.
Para mim, o empreendedor é uma mistura de cientista e artista. Cientista, pois está sempre validando hipóteses, pensando em estratégias e lidando com o mundo pragmático. E, assim como um artista, o empreendedor tem um quadro branco para pintar com as infinitas cores da sua essência.Geralmente, ele começa a pintar esse quadro sozinho, e conforme vai compartilhando com outra pessoas, mais cores entram e enriquecem mais ainda o empreendimento.
Ao empreender entendi que ciência e arte, prático e subjetivo, racional e emocional andam juntos, afinal, somos todos integrais, inteiros. Ser cientista e artista em um espaço como o Hub é fantástico, pois o ambiente e as pessoas que estão nele inspiram e motivam à criatividade e inovação.”  Ivan Petry, Co-Fundador na empresa Pyx Network.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *