Muitas empresas e projetos colocaram em suas propostas profissionais a inclusão de um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de apoiar e colocar em prática esse compromisso mundial. Mas a pergunta fica: em que pé está essa situação? Estamos avançando? O que tem sido feito na prática?
É super importante acompanhar, cobrar e visualizar modelos já em funcionamento para aprimorar técnicas e estratégias que colaborem para a efetivação da ODS no Brasil. Afinal, informação é poder, certo?!
Há aproximadamente um ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma plataforma para detalhar os dados relacionados aos indicadores globais do Brasil para os pontos da ODS. Visite o site aqui.
O que você encontra por lá?
Além do IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) também presta assessoramento para a plataforma de forma permanente, tendo sempre a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como diretriz. Os dois órgãos também realizam reuniões e oficinas com o objetivo de readequar as metas globais ao panorama nacional.
Adotada pelos 193 Estados Membros das Nações Unidas o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, define a estratégia mundial para os próximos 13 anos. O Brasil é um dos Países que se comprometeu com a ação.
A Agenda 2030 é uma ferramenta que serve de orientação para planejamento de ações e políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável. Entre os pontos principais que buscam equilibrar a prosperidade humana com a proteção do planeta, estão:
No total, são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas para que todos os países adotem de acordo com suas prioridades, adequando às suas realidades.
As metas da ODS sucedem ao ciclo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM (2000 a 2015), que a partir do cumprimento, tornou o Brasil referência mundial e um dos principais interlocutores na fase de negociação dos ODS, na ONU.
Em 2015, o Brasil integrou o evento sobre a ODS realizado em Nova York, nos Estados Unidos. As metas estipuladas no evento são resultados do consenso das negociações obtidas entre delegados representantes dos países membros da ONU, que resultaram na inserção de novas temáticas ao desenvolvimento sustentável tais como: indústria, inovação, infraestrutura, trabalho, crescimento econômico, paz e justiça, mudanças climáticas, dentre outros.
Se você tem uma empresa ou projeto com foco em um ou mais dos itens da ODS não deixe de participar do programa de aceleração internacional Accelerate 2030.
Clique aqui para saber mais.
Seu projeto ou empresa colabora com a ODS? Compartilhe com a gente sua história para gente publicar aqui no nosso blog!