Mulher, qual sua melhor versão? Melhor que saber, é preciso construir
24 de agosto de 2018
Impact Women reforça empoderamento feminino com uma ferramenta simples
5 de setembro de 2018
Mostrar todos

Saúde de qualidade: o que o seu trabalho tem a ver com isso?

Veja como pensar neste ponto ajuda a construir um mundo melhor com negócios mais sustentáveis  

Quem nunca pensou: pare o mundo, que eu quero descer? Sim, a cada dia que passa essa sensação aumenta. Mas o planeta não vai parar não e está convidando a gente  a se movimentar também. Pequenas mudanças hoje para maiores no futuro. A começar por tomar ciência e se comprometer. Assim propõe a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um verdadeiro plano de ação universal que vamos destrinchar este mês na série “Ideias de Impacto”, aqui no blog. 

Nosso primeiro tema é uma urgência para qualquer pessoa: saúde de qualidade. Tá, mas e o que isso tem a ver com trabalho, negócios, empreendedorismo?

A prosperidade, um dos pilares da Agenda 2030, ressalta com ênfase esse ecossistema em que vivemos. Sim, porque sua saúde influencia no seu desempenho profissional; este no papel social do seu trabalho; que interfere na economia, que ao girar bem evita o desemprego; com mais ocupação as taxas de violência diminuem… e assim, vamos seguindo esse ciclo que precisa ter cada pilar reforçado para se manter em equilíbrio.

A saúde com qualidade é o primeiro passo para conseguir uma vida mais autossustentável para todos. Tanto apoiar quanto desenvolver projetos relacionados ao acesso e a melhoria nas condições de saúde é uma forma de contribuir globalmente com essa meta da Agenda da ONU.

Dos 13 pontos estabelecidos na Agenda, quase a metade estão relacionados a redução da mortalidade no mundo, especialmente de pessoas que acabaram de nascer ou nem saíram da infância. Quase 70% das mortes podem ser evitadas, pois existem, sim, soluções científicas e inovadoras. Mas já reparou que mesmo com tanta tecnologia e desenvolvimento em pesquisas médicas, essas taxas de mortalidade só crescem? Pois isso é muito relacionado ao acesso restrito e limitado para muitas pessoas. Boa ideias e muita ação podem reverter isso.  

Prosperidade – Agenda 2030 da ONU
Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progressos econômicos, sociais e tecnológicos ocorram em harmonia com a natureza.

 

 

Negócios diretamente ligados a qualidade de saúde

Tem muita gente colocando a mão na massa por essa causa diretamente. São exemplos de negócios sustentáveis que unem missão, inovação e sustentabilidade em um mesmo projeto. Tudo sem deixar de ser negócio. Bom para quem faz, melhor ainda para quem usufrui desses serviços. E o Brasil está repleto de ótimos exemplos que casam bem com a proposta da ONU.

Leia aqui sobre Negócios Sociais

O sonho de Laura

Um dos exemplos vem daqui mesmo, de Curitiba (PR). A Laura existe: é um robô com inteligência cognitiva e uma missão linda e bem objetiva. Sua proposta é reduzir 5% da morte por sepse no País, doença que mata mais que o câncer. De maneira bem popular, a sepse ocorre quando bactérias ou germes atacam o organismo provocando uma resposta inflamatória generalizada no corpo.

Em tempo real, a Laura gerencia tarefas, projetos e processos e, dessa forma, consegue identificar com mais precisão alguma falha e comunicar aos responsáveis para que evite um maior problema ao paciente. Vencedor de seis prêmios, entre nacionais e internacionais, o projeto tem como meta distribuir o sistema gratuitamente para instituições filantrópicas.

Adam, o robô que enxerga além

Boa parte das doenças oftalmológicas podem ser evitadas ou mesmo agravadas caso tenha um diagnóstico precoce. O Adam Robô é um projeto surgiu com a missão de detectar condições que podem levar à cegueira. O equipamento mede a acuidade visual das distâncias focais de longe, perto, meia distância e visão de cores, cobrindo uma ampla gama de testes.

No ano passado, 550 mil pessoas foram impactadas pelo projeto, com diagnósticos mais precisos. Além disso, o projeto destina 1% da venda de todos os equipamentos para a  Associação Prevention, que também foi criada para combater a cegueira evitável e para ajudar pessoas com baixa visão.

 

Para desenvolver sua ideia

Os projetos citados acima usam a tecnologia da inteligência artificial para desenvolver projetos voltados a qualidade em saúde. O seu projeto também pode usar os mesmos recursos e ser um agente transformador na sociedade.

Para quem quer começar a amadurecer mais alguma ideia de projeto, vale a pena conhecer o Watson Studio da IBM, recheado de informações para inserir inteligência artificial nos seus negócios. São ferramentas que auxiliam especialistas trabalharem colaborativamente.

 

Quer compartilhar alguma sugestão com a nossa equipe? Envie sua ideia de impacto para gente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *