Como causar Impacto Local e Global?
14 de setembro de 2017
Quando você ou sua empresa foram “hackeados”?
19 de outubro de 2017
Mostrar todos

Por que entender o seu consumidor é a chave do Marketing?

Por Louis Howell do Impact Hub King’s Cross.

O objetivo do marketing é entender o cliente tão bem que o produto se encaixa, ou ela, e vende-se –  Peter Drucker

Um produto ou serviço se vende? Um produto ou serviço pode se vender? O seu produto ou serviço se venderá?

Essas são questões interessantes e, destacando-os, não quero tirar nada do pessoal de vendas – adoro pessoas de vendas. Mas há algumas ocasiões em que o marketing é executado tão bem, que os compradores literalmente virão correndo.

Se considerarmos subjetivamente a citação de Peter Drucker, portanto, não é a parte “vende-se” que é interessante, mas sim o elemento “entender o cliente”.

Quando olhamos para o mundo dos negócios, sabemos que as companhias e os negócios sempre estarão em diferentes estágios de existência.

E, entre todas essas variações, há sempre alguns que procuram uma maneira rápida de se comercializar e vender tanto quanto eles, e sem pensar em um crescimento sustentável ou em uma progressão de longo prazo.

Eu vou te dar alguns exemplos:

A empresa iniciante

Não me entenda mal, todos nós estivemos lá, ou vimos isso acontecer, onde nós preparamos um vídeo promocional rápido e explodi-lo nas mídias sociais, então espere que as consultas de entrada vierem no nosso caminho.

Cerca de um tempo, teve algum crescimento

Nem sempre vemos isso acontecer, mas há muitos exemplos de empresas que estão nesta fase de sua jornada e o foco é … AUTOMAÇÃO e TARGETING. Agora, não me interpretem mal, essas táticas são úteis, mas elas devem ser usadas como parte de uma estratégia e operação de marketing muito mais ampla.

A grande empresa que está com alguma estagnação

Agora, essas empresas podem ter uma ligeira vantagem, pois podem aproveitar o sucesso anterior que tiveram na construção da marca (espero) e no status da empresa como um grande jogador. No entanto, a ideia de que uma campanha publicitária assassina, uma dupla ou uma parceria de curto prazo seja suficiente para ficar em cima é sempre tão pouco ingênua neste momento moderno.

Algo que devemos aceitar e abraçar é que o marketing é um processo contínuo e requer uma variação na produção. Por quê? Para que possamos mostrar ao cliente realmente “entendê-los”.

Vou te dar 3 razões rápidas para adicionar detalhes sobre isso:

  1. Múltiplos pontos de contato – com uma variedade de plataformas e um número infinito de caminhos que as pessoas estão usando para obter informações, rede, ser social e se divertir, devemos considerar os diferentes pontos de contato que as pessoas terão para nossos negócios. Das redes sociais para eventos, fóruns, postagens de blog e o site. Há tantas maneiras para que as pessoas possam ver e absorver sua mensagem e seu benefício para elas.
  2. Os hábitos do consumidor – tanto quanto nós gostamos de pensar que todos estão seguindo a tendência atual, a verdade é que alguns métodos de comunicação ainda serão mais atraentes para algumas pessoas do que para outros. Nem todo mundo gosta das mesmas coisas em um restaurante buffet, e está tudo bem, mas na maioria das vezes, vamos ao restaurante buffet, porque sabemos que todos geralmente encontrarão algo que gostariam. Então, estamos produzindo conteúdo escrito? Conteúdo de vídeo? Imagens? Memes? Material físico? Ou até mesmo um tom educado, mas poderoso, quando conhecemos alguém?
  3. Percepção e valor adicionado – o primeiro, a percepção, quase parece um pouco tortuoso às vezes. Mas a verdade é que devemos usar as ferramentas e as vias disponíveis para nós que nos retratam uma marca grande e bonita, mesmo enquanto ainda somos uma pequena empresa – porque se você sabe que pode agregar valor aos potenciais clientes, então por que não? Isso nos leva ao valor adicionado, considerando que usamos essas ferramentas e plataformas, então devemos ver isso como uma oportunidade de continuar adicionando valor e mostrando nossos potenciais clientes que os entendemos.

Isso nos leva ao valor adicionado, considerando que usamos essas ferramentas e plataformas, então devemos ver isso como uma oportunidade de continuar adicionando valor e mostrando nossos potenciais clientes que os entendemos.

A razão pela qual, no Marketing Exponencial, criamos nossos programas, e nossos serviços de forma tão holística é porque queremos ajudar as empresas, que realmente nos interessamos muito, a poderem se comercializar de uma maneira que seja bem sucedida , sustentável e estratégico.

De certa forma, há quase um processo claro de 3 passos que vem com a compreensão do seu cliente e, em seguida, adicionando valor: ESCUTA o mercado e os desafios que as pessoas enfrentam ou onde as lacunas são; CRIAR o conteúdo, as experiências e os produtos que as pessoas vão achar valiosas e, em seguida, RESPONDER ao mercado, adicionando esse valor e recebendo comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *