Programas

Núcleo Sustentabilidade


Como participantes do Pacto Global, um de nossos núcleos de programas está voltado à Sustentabilidade e Meio Ambiente. Atuamos internamente seja em processos internos, em nossa neutralização de carbono e conscientização de nossos residentes, fornecedores e comunidade, bem como atuamos na capacitação de empreendedores e Organizações da Sociedade Civil para sua sustentabilidade de forma a perenizar e otimizar suas atuações na preservação do meio ambiente em que atuam, seja na fase de ideação, startup ou crescimento.


⸻ PROGRAMAS

Carbon Free


O Impact Hub Curitiba é o primeiro coworking paranaense a compensar a emissão de carbono gerados nos espaços. 

A emissão zero é alcançada por meio da redução, compensação e remoção de carbono, isso significa que todo o volume de gases de efeito estufa lançados na atmosfera é igual ao volume removido da atmosfera, e é isso que nós fazemos! 

Essa é uma grande conquista para nós, pois sempre priorizamos a preservação e conservação do meio ambiente. Defendemos o desenvolvimento sustentável da humanidade, para assim garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e as futuras, priorizando sempre o uso racional dos recursos renováveis e causando a menor agressão possível ao ambiente. 

Além disto, seguimos nossos princípios de Conectar, inspirar, colaborar e empoderar todos empreendedores, fornecedores e parceiros da nossa comunidade para que eles também busquem aderir aos mesmos princípios em suas atividades, através de ações como compostagem, campanhas de arrecadação de pilhas, equipamentos eletrônicos, além de atividades na Semana de Meio Ambiente, bem como certificação de fornecedores. 

⸻ NÚCLEO SUSTENTABILIDADE

ODSs

⸻ PROGRAMAS

Acelera Cerrado


O Acelera Cerrado é um programa de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham na conservação do Cerrado brasileiro. O objetivo é aprimorar condições técnicas e de gestão para fortalecer a atuação dessas iniciativas na preservação do bioma e valorização das comunidades locais. A realização é uma parceria entre o impact Hub Curitiba e Impact Hub Brasília e apoio e financiamento do Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto Humanize, Instituto Nova Era e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade. “O principal objetivo do Acelera Cerrado é fortalecer as capacidades institucionais das OSC participantes de forma a garantir a continuidade e melhoria dos trabalhos que elas executam. Ao fortalecer essas organizações, aumentamos as capacidades de participação ativa delas na gestão e em ações de conservação dos territórios em que atuam”, afirmou a coordenadora do Programa Acelera Cerrado e gestora de projetos do Impact Hub Brasília, Natalia Teichmann.

⸻ PROGRAMAS

Accelerate 2030


Acreditamos no poder dos negócios para a mudança transformadora e que os empreendedores têm um papel fundamental a desempenhar para acelerar o cumprimento da Agenda 2030. É com essa convicção que participamos do Accelerate 2030 com origem em Genebra e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com dezesseis países emergentes ou em desenvolvimento, sendo um conector entre o ecossistema de Genebra e as comunidades empresariais locais em todo o mundo.

Um programa que abrange todos os Impact Hubs do Brasil, na identificação dos negócios mais inovadores que abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso programa oferece suporte de dimensionamento único para empreendedores por meio de programas prontos para escala nacional, seguidos por um programa de dimensionamento global para aqueles com o maior potencial de dimensionamento internacional.

Ele se pauta em três pilares: Sustentabilidade no Negócio, Social e Econômica.

⸻ PROGRAMAS

Cartilha ambiental


Adotar boas práticas ambientais é essencial para garantir que os impactos negativos sejam os menores possíveis. Por isso, o Impact Hub em parceria com a Verde Floresta desenvolveu essa cartilha que busca apresentar boas práticas ambientais para o melhor uso dos espaços de coworkings.

Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, proposta pela ONU, separamos 4 pilares (Água, Energia Elétrica, Resíduos e Economia Compartilhada) para você começar seu impacto positivo e entender quais práticas você pode adotar em seu dia-a-dia e assim, fazer a diferença e participar da mudança positiva no mundo com a gente.

⸻ PROGRAMAS

Aprimora Mata Atlântica


O Aprimora Mata Atlântica é um programa de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham na conservação da Grande Reserva Mata Atlântica e prefeituras da região com o objetivo de alavancar o desenvolvimento ambiental e socioeconômico por meio da oferta gratuita de atividades formativas e acompanhamento técnico especializado para melhorar as  capacidades de gestão administrativa, financeira e estrutura organizacional de forma a ampliar o potencial de alcance de seus resultados.

⸻ PROGRAMAS

Climathon


O Climathon é um programa global para gerar soluções de impacto nas cidades com foco em mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Dentro do programa capacitamos e empoderamos pessoas, empreendedores e cidades para juntos criarmos soluções locais para os desafios climáticos.

O Climathon é um programa mundial do EIT Climate-KIC, comunidade de inovação e conhecimento para uma economia zero carbono gerenciado pelo Impact Hub na cidade de Curitiba.

O EIT Climate-Kic é uma Iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia com objetivo de mostrar que uma economia sustentável e descarbonizada não é apenas necessária para evitar mudanças climáticas, mas apresenta uma riqueza de oportunidades para os negócios e a sociedade.

⸻ PROGRAMAS

Ondas de impacto


Campanha voltada ao engajamento social para a pauta de meio ambiente. Nosso primeiro movimento criado pelo Impact Hub Curitiba e pela Impacta Mundi, gerou mais de 210 ações de impacto socioambiental positivas, mais de 900 interações digitais e alcançou mais de 5.780 pessoas em 4 semanas de campanha.

A campanha Ondas de Impacto veio para agitar as redes sociais e trazer muitos desafios, conexões e claro, impacto positivo.

A dinâmica contou com o engajamento dos seguidores do Impact Hub Curitiba e da Impacta Mundi para que juntos, fosse possível formar uma corrente do bem e realizar ações positivas em Curitiba.

A ideia se espalhou e contou também com a participação de todos os Impact Hubs do Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus e São Paulo) e 6 parceiros oficiais (BeeGreen, Editora Voo, Positiv.a, La Luz, DePropósito e Onda Infinita) que tornaram a ação ainda maior em suas redes.

⸻ Fique por dentro

Últimas notícias do Impact Hub Curitiba

17 de junho de 2021

Papel do Coworking no Novo Modelo de Trabalho

A pandemia trouxe uma mudança profunda de hábitos do ser humano. A redução nas distrações externas o obrigou a olhar internamente. A revisitar suas relações pessoais […]
27 de abril de 2021

Programa de capacitação para OSCs abre seleção

Estão abertas as inscrições para participar do Acelera Cerrado O Acelera Cerrado é um programa que tem como objetivo a capacitação de 40 OSC atuantes na […]
1 de março de 2021

Modelos de Negócio da Economia Colaborativa

Nos últimos anos, vimos a Economia Colaborativa ganhar força e espaço nos modelos de negócios pelo mundo e aqui no Brasil. Exemplos como Uber, Airbnb, Enjoei, […]